Submissões
Verificação da submissão
Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.- O manuscrito não foi publicado anteriormente e não se encontra em outra editora para avaliação?
- O texto do livro segue as normas bibliográficas e de estilo definidas na página Diretrizes para Autores?
- Você preparou dois arquivos: a) um com autoria preservada; b) outro sem autoria, de modo a assegurar a avaliação cega por pares?
- O formulário de submissão de propostas foi preenchido e inserido nos metadados da submissão?
- A proposta de publicação atende a todos os cuidados éticos necessários a pesquisas que envolvam seres humanos, animais experimentais, engenharia genética e meio ambiente?
- O tamanho do arquivo para submissão tem até 8mb ou 8388608 bytes?
- O arquivo de submissão está em formato editável (doc, docx) e o texto apresenta a formatação: A4, Times New Roman 12, espaçamento 1½, margens 2,5 cm e parágrafo justificado?
- URLs para as referências foram informadas, quando disponíveis?
Diretrizes para autores
1 Política editorial
A Eduem publica livros de caráter técnico-científico, didático, literário e histórico em diferentes áreas do conhecimento, conforme critérios definidos pelo Conselho Editorial, sendo responsável também por sua distribuição e comercialização. A política editorial prevê a avaliação de propostas de publicação pelo Conselho Editorial e por avaliadores/as externos/as (avaliação por pares), nos formatos livro impresso e/ou e-book, tradução e reedições. Além disso, a política editorial prevê coedições com editoras universitárias ou particulares e comercialização em regime de consignação de títulos de outras editoras.
2 Características da proposta de publicação
A proposta de publicação pode ser submetida nos formatos: Livro (monografia); Coletânea (volume editado); Tradução.
Propostas de submissão nos formatos livro e coletânea podem ser enviadas para avaliação como:
a) Publicação não vinculada à Coleção (que são os títulos independentes);
b) )ublicação da Coleção Fundamentum (foco didático-pedagógico);
c) Publicação da Coleção Documentos e História (foco em documentos históricos);
d) Publicação da Coleção Arte, Cultura e Comunicação (foco em manifestações artísticas e culturais);
e) Coleção Universidade, Sociedade e Cidadania (foco em materiais acadêmicos de cunho extensionista).
2.1 Publicação não vinculada à Coleção
Compreende proposta de publicação de caráter técnico-científico, didático, literário ou histórico em diferentes áreas do conhecimento, sem integrar nenhuma Coleção.
2.2 Publicação da Coleção Fundamentum
Formada por livros de caráter didático-pedagógico, de modo a atender preferencialmente acadêmicos/as de graduação da Universidade Estadual de Maringá.
2.3 Publicação da Coleção Documentos e História
Formada por obras de divulgação de documentos relevantes para a história (regional, brasileira e/ou mundial) e não possui limites de ordem temática ou cronológica. Os documentos históricos passíveis de comporem a Coleção compreendem reedições (fac-símile ou não), obras clássicas ou raras, manuscritos ainda não editados, entre outros. A Coleção também publica séries documentais (vários documentos relacionados a um único tema no mesmo volume).
2.4 Publicação da Coleção Arte, Cultura e Comunicação
Formada por livros que tem como recorte temático as variadas manifestações artísticas e suas interfaces com a cultura. Dentro desse horizonte temático, as propostas poderão ser tanto análises acadêmicas sobre a arte, cultura e suas linguagens, passando por obras que tematizem o ensino escolar e técnico da música, literatura, teatro, escultura, dança e design, entre outras, chegando a obras elaboradas por artistas de diversas procedências que vejam no livro o meio privilegiado de divulgação de sua criação.
2.5 Publicação da Coleção Universidade, Sociedade e Cidadania
Formada por livros e materiais de cunho extensionista e de divulgação, diretamente voltados para a sociedade, com linguagem acessível e informativa, que não se enquadrem como livros técnicos-científicos.
3 Trâmites de avaliação e publicação
Os livros publicados pela Eduem obedecem aos seguintes trâmites:
a) Submissão da proposta por meio do sistema OMP;
b) Avaliação prévia da proposta pelo Conselho Editorial da Eduem;
c) Avaliação da proposta aprovada pelo Conselho Editorial por, no mínimo, dois/duas consultores/as ad hoc, externos/as à UEM, pertencentes à área de interesse e de competência reconhecida no meio acadêmico-científico, por meio de parecer técnico-científico;
d) Decisão do Conselho Editorial após a análise das avaliações realizadas por consultores/as ad hoc.
e) Comunicação da decisão do Conselho Editorial a autores/as.
f) Início do processo editorial, em caso de aprovação da proposta de publicação
4 Organização do manuscrito para submissão
A preparação do manuscrito deve observar atentamente o foco da publicação (ser ou não parte de Coleção), bem como as normas requeridas para essa finalidade.
4.1 Da preparação do manuscrito e de seu formato
4.1.1 Proposta não vínculada à coleção (formulário suplementar).
Pode ser enviada para publicação como livro ou coletânea, nos formatos impresso ou e-book (PDF/ePUB), sem limite de número de páginas.
Proposta no formato de Coletânea deverá apresentar padronização em sua estrutura textual (introdução/considerações iniciais, título de seção, subseção e conclusão/considerações finais), redação, referências, notas de rodapé explicativas, apresentação de autores/as, além de disposição equilibrada dos textos. Ao final, em Sobre autores/as, deve conter dados de autores/as e organizadores/as em ordem alfabética (biografia resumida).
Proposta resultante de tese e dissertação deve ser obrigatoriamente reformulada para o formato livro, com linguagem acessível. É necessário levar em consideração que a tese/dissertação é um material elaborado, a priori, para ser lido e julgado por pesquisadores/as especializados/as na área.
4.1.2 Proposta vinculada à Coleção Fundamentum (formulário suplementar)
Proposta vinculada a esta Coleção poderá ser publicada no formato impresso ou em formato digital (PDF). Deve ter, no máximo, 50 (cinquenta) páginas com espaçamento 1,5 e fonte de tamanho 11, devido às limitações técnicas de produção. Deverá apresentar Declaração do/a responsável pela correção textual/gramatical da proposta (modelo de declaração) com indicação da formação acadêmica do/a revisor/a.
4.1.3 Proposta vinculada à Coleção Documentos e História
Publicada apenas no formato digital (PDF ou ePUB). O formato impresso pode ser viabilizado desde que fomentado com recursos externos à Eduem ou em casos em que houver interesse expresso da Editora e disponibilidade orçamentária. A submissão de proposta a essa Coleção requer Autorização fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do/s documento/s original/ais (Editora, Autor/a ou responsáveis) (modelo de autorização).
4.1.4 Proposta vinculada à Coleção Arte, Cultura e Comunicação
Publicada apenas no formato digital (PDF ou ePUB). O formato impresso pode ser viabilizado desde que fomentado com recursos externos à Eduem ou em casos em que houver interesse expresso da Editora e disponibilidade orçamentária. Os serviços de revisão textual/gramatical e normalização deverão ser viabilizados com recursos externos à Eduem.
4.1.5 Proposta vinculada à Coleção Universidade, Sociedade e Cidadania
Publicada apenas no formato digital (PDF ou ePUB). O formato impresso pode ser viabilizado desde que fomentado com recursos externos à Eduem ou em casos em que houver interesse expresso da Editora e disponibilidade orçamentária. Os serviços de revisão textual/gramatical e normalização deverão ser viabilizados com recursos externos à Eduem.
4.1.6 Proposta de tradução
O/a proponente deverá apresentar, no ato da submissão, Autorização para tradução e publicação fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do original (Editora e/ou Autor/a) (modelo de autorização). É de responsabilidade do proponente a tradução e a revisão técnica, ortográfica e gramatical da proposta de tradução. Esse documento deve ser incluído após anexar o manuscrito (com e sem identificação).
4.1.7 Proposta de reedição
O/a proponente deverá apresentar, no ato da submissão, Autorização para reedição fornecida pelo/a detentor/a dos direitos autorais do original (Editora e/ou Autor/a) (modelo de autorização). Esse documento deve ser incluído após anexar o manuscrito (com e sem identificação).
4.2 Do envio de documentos pelo sistema OMP
Para submissão de propostas de publicação, o/a proponente deverá apresentar:
4.2.1 Texto com conteúdo completo
Deverão ser apresentados em dois arquivos: o primeiro com autoria e o segundo sem autoria (ausente de identificação de autoria em qualquer parte do texto, seja nas páginas iniciais, em notas de rodapé, referências ou propriedade do documento);
4.2.2 Informações complementares à proposta (formulário a ser preenchido)
4.2.3 Declaração do/a responsável pela correção ortográfica e gramatical do texto(modelo de declaração) (somente para propostas submetidas à Coleção Fundamentum);
4.2.4 Autorização para publicação de tradução ou reedição de obras, quando for o caso. Para tradução (modelo de autorização); para reedição (modelo de autorização).
4.3 Orientações para apresentação formal do manuscrito
Siga atentamente as Diretrizes para apresentação formal do texto (arquivo em PDF), observando as orientações do Quadro 1 e os exemplos de referências.
Quadro 1 - Diretrizes para apresentação Formal
Formatação |
Normas da ABNT |
Texto |
Paginado/Numerado (margem superior, à direita). |
Configuração de página, fonte, tamanho de letra, espaçamento entrelinhas, margens e alinhamento |
O texto deverá apresentar a seguinte formatação: A4, Times New Roman 12, espaçamento 1½, margens 2,5 cm e parágrafo justificado. |
Título do livro |
Primeira letra maiúscula; o restante em letra minúscula. Usar negrito e centralizado. Obs.: títulos do livro e capítulos não devem ser longos. |
Tópicos do livro |
Os tópicos e subtópicos do livro devem ser numerados e negritados, recuados à esquerda, sendo apenas a primeira letra maiúscula e o restante em letra minúscula. |
Palavras em destaque no corpo do texto e em títulos |
Usar apóstrofo (e não aspas). Ex: Ex: sua boca é ‘doce’ como mel. |
Palavras em outros idiomas ou expressões latinas |
Utilizar itálico. Ex: “Nesses termos, o film noir trouxe para as telas do cinema [...]” (Valim, 2005, p.157). |
Menção a títulos de obras, capítulos e artigos de periódicos dentro do texto |
Utilizar itálico. Ex: Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski, é uma obra inebriante. |
Citação no texto |
As citações diretas no texto (inclusive de entrevistas) com até três linhas, devem estar entre aspas duplas. Citar o sobrenome do/a autor/a seguido do ano da publicação e do número da página. Ex: “O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão” (Freire, 2002, p. 13). Para citação indireta, não é necessário colocar a página. Ex: (Daemon, 1974). Usar o sistema de chamada autor-data, com menção a autores/as somente com a primeira letra maiúscula. Ex: Lara (2010). O mesmo deve ocorrer quando autores/as são mencionados/as entre parênteses. Ex: (Frigotto, 2021). Para entidades coletivas, use a mesma forma de entrada da referência. Ex.: (Brasil, 2004); (IBGE, 2010). |
Citação recuada |
As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, sem aspas, com espaço 1½ antes da citação e depois da citação. |
Citação com supressão de texto |
Uso obrigatório de reticências entre colchetes [...]. No caso de entrevistas, utilize [...] para supressão da fala. |
Destaque em citações |
Para destacar palavra ou trecho da citação, utilizar negrito e a expressão grifo nosso (quando autores/as querem destacar partes em uma citação), grifo do autor (quando a própria citação já contém partes negritadas no original), entre parênteses. Ex: […] O que se pode afirmar é que a causa NÃO é psicológica, mesmo se a evolução, a patoplastia e a apresentação do quadro são únicas, estas sim sendo causadas pelo ambiente psicológico (Tengan; Maia, 2004, p. 5, grifo do autor). Em citações recuadas que apresentem palavras em destaque com aspas no original, substituir aspas por apóstrofo. |
Citação de entrevista no corpo do texto (até 3 linhas) |
Citar a fala entre aspas. Mencionar o/a entrevistado, seguido do ano, entre parênteses. Ex.: “[...] eu gostava de jogar capoeira, porque era uma forma de brincar com meu corpo e aprender por meio dele” (João, 2021). |
Tradução no corpo do texto |
Usar tradução nossa, entre parênteses. Ex: “este é o transtorno mental a que mais investigações bioquímicas e genéticas se propagaram, e do qual mais amplamente se proclamou haver descoberto a causa em uma molécula ou gene particular” (Lewontin, Rose, Kamin, 2013, p. 275, tradução nossa) |
Citação bíblica |
“Das sobras dos trabalhos fazem-se os ídolos” (Sb 13,10-19). Ex.: Livro da Sabedoria / capítulo décimo terceiro/ versículo décimo ao décimo nono. |
Textos da Patrística |
Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área. Independente da edição ou tradução, deverão ser nominados. Ex: (Agostinho, De trindade, XV, 27,§ 49). Nesse exemplo, o livro de Agostinho refere-se ao livro 15, capítulo 27, § 49, da obra De Trinitate. |
Textos escolásticos |
Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área, independente da edição ou tradução. Ex: (Tomás de Aquino, Suma teológica, II-II, q. 5, a. 2, rep). Nesse exemplo, a Suma teológica refere-se à segunda seção da segunda parte, questão 5, artigo 2, resposta. |
Textos clássicos |
Serão referenciados em conformidade com padrões estabelecidos na área, independentemente da edição ou tradução. Opcionalmente, pode-se indicar a data de publicação original, seguida da data da publicação consultada. Ex: “Ali também Timor, que o lenho manda/Sândalo, salutífero e cheiroso” (Camões, Lusíadas, Canto X, estr. 134). |
Epígrafe |
Recuada a 4 cm, fonte tamanho 10. Citar o sobrenome do/a autor/a somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e do número da página. Deve constar na lista de referência. |
Numeração de páginas |
Números completos. Ex: p. 344−343. |
Pontuação após citação |
Uso do ponto final após parênteses. Ex: De modo que “[...] linguagem dissociada do seu uso comunicativo, ou seja, uma linguagem completamente monolítica, não pode ser pensada consistentemente como linguagem” (Habermas, 2001, p. 61). |
Siglas |
Usar letras maiúsculas apenas para siglas com até três letras. Ex: CIA, ONU. Usar somente a primeira com letra maiúscula para siglas com mais de três letras (quando for uma palavra pronunciável). Ex: Unesco, Petrobrás. Para siglas que exigem leitura letra por letra, usar apenas letras maiusculas. Ex: SBPC, FGTS. Quando uma sigla é apresentada pela primeira vez no texto deve estar entre parênteses. Ex: Serviço de Comutação Bibliográfica (Comut). As exceções seguem as regras estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. |
Ilustração (desenho, esquema, fluxogramas, fotografia, gráfico, mapas, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, infografias, entre outros) |
As imagens, fotos e ilustrações deverão estar nos formatos PSD ou JPEG, em escala 100% e com, no mínimo, 300 dpi de resolução. Caso o/a proponente queira utilizar alguma imagem de marca registrada, deverá entrar em contato com o/a detentor/a dos direitos autorais e solicitar autorização por escrito para uso na publicação, responsabilizando-se pelas despesas financeiras provenientes do pagamento desses direitos. A identificação das fontes de imagens aparece na parte superior precedida da palavra desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outras, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título. Ex: Quadro 1 – Modelos de Habilidades. Após a identificação, também na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do/a próprio/a autor/a), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver). Ex: Fonte: Elaborado pelo/a autor/a. Fonte: Louzã (2007, p. 170). Legendas das ilustrações e tabelas devem usar fonte Times, tamanho 11 e espaçamento simples. |
Tabelas |
As tabelas devem ser apresentadas conforme diretrizes do IBGE. Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título. Tabela 1 ‒ Quantificação das fases orgânicas e aquosas em diferentes condições de síntese do biodiesel |
In: e et al. |
Usar itálico.
|
Sobre Autores/as
|
Padronizar a síntese biográfica de autores/as. Usar letras minúsculas para doutores/as, mestres/as e iniciais maiúsculas para áreas de conhecimento e instituições. Ex: Pedro Goergen − Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Maximilians Universität de Munique. Pós-doutorado pela Universidade de Bochum e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck de Berlim. |
Travessão, hífen e meia-risca |
Padronizar o uso no texto. Travessão (__): tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos. Ex: — Olá, querida. — Oi, professora. Vamos iniciar a pesquisa? Meia-risca (–): usado para unir valores extremos de uma série. Ex: 1983–2021; p.233–234; A–Z. Hífen (-): comumente usado para unir palavras. Ex: couve-flor, segunda-feira. |
Referências |
Indicar somente as obras citadas no corpus do texto. Todas as referências precisam estar completas. Usar espaço simples e prenomes abreviados. Usar negrito para títulos das fontes consultadas. A lista de referências deve constar ao final da obra. No caso de coletânea, cada capítulo deve trazer sua respectiva lista de referências. A norma vigente para apresentação de referências bibliográficas é NBR-6023. Cf. Apêndice ‒ Exemplos de referências, ao final desse documento. |
LIVRO
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
SILVA, J. A.P.; NEVES, M. C. D. O codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: Eduem, 2015.
CAPÍTULO DE LIVRO
CATANI, A. M. Pierre Bourdieu: um estudo da noção de campo e de suas apropriações brasileiras nas produções educacionais: proposta de trabalho. In: AZEVEDO, M. L. N. de (org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos. Maringá: Eduem, 2008. p. 231–250.
COLETÂNEAS
AZEVEDO, M. L. N. de (org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos. Maringá: Eduem, 2008.
OBRA EM COLEÇÃO
WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (org.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. Natal, RN: EDUFRN, 2020. (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE ; 6). Disponivel em: http://www.cbce.org.br/item/genero-e-sexualidade-no-esporte-e-na-educacao-fisica---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 25 ago. 2021.
DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros passos ; 324).
ENCICLOPÉDIA
KOOGAN,A; HOUIAIS, A. (ed.). Enciclopédias e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
RAYWARD, W. B. The International Federation for Information and Documentation FID. In: WIEGAND, W. A.; DAVIS Jr., D. G. (ed.). Encyclopedia of library history. New York: Garland Press, 1994. p. 290-294. Disponível em: http://people.lis.illinois.edu/~wrayward/otlet/FIDHIST2.htm. Acesso em: 20 fev. 2012.
ARTIGOS DE REVISTA
MENDES, C. M. M. A importância da pesquisa de fontes para os estudos históricos. Acta Scientiarum Education, v. 33, n. 2, p. 205–209, 2011.
SALAZAR, H.; SVILAR, L.; GARCÍA, L.; GONZÁLEZ-LAGO, L.; CASTELLANO, J. Negative impact of Covid-19 home confinement on physical performance of elite youth basketball players. Nutrients. No prelo.
PAVLIDIS, A.; FULLAGAR, S. The pain and pleasure of roller derby: thinking through affect and subjectification. International Journal of Cultural Studies, v. 18, n. 5, p. 483–499, 2015.
COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, n. 12, p. 131–148, 1998.
TRABALHO EM EVENTO
LOPES, C. S. A questão da autoridade do professor frente à atuação policial no interior da escola. In: ENCONTRO ANUAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNOESTE, 3., 2000, Presidente Prudente. Anais [...]. Presidente Prudente: Unoeste, 2000. p. 243–244.
OBRA TRADUZIDA
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. v. 1.
MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO E TESE
MOTERLE, L. M. Análise biométrica da qualidade fisiológica de sementes de milho. 2010. Tese (Doutorado) ‒ Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
ENTREVISTAS
MENDONÇA, L.; SUTTON, R. Como obter o sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Mangement, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102–106, set./out. 2008.
HAMEL, G. Eficiência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [ Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-dacriatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.
ARQUIVOS
ITÁLIA. Ministero Degli Esteri. Servizio Storico e Documentazione. Fascicolo Integralismo: Ofício de Menzinger, Rio de Janeiro, 3 fev. 1937. (Busta, n. 15).
SALGADO, P. A Marcha. Rio Claro: Arquivo do Munícipio de Rio Claro, jan. 1961. (Caixa 6, E7, doc. 6).
FOTOS
LOCATELLI, A. C. Universidade Estadual de Maringá: 30 anos. 1999. 1 fotografia, color. , 7 x 15 cm.
KELLO, Foto & Vídeo. Escola Técnica Federal de Santa Catarina. 1997. 1 álbum (28 fotos): color., 17,5 x 13 cm.
CESP; TERRAFOTO. Recobrimento aerofotogramétrico do litoral sul. São Paulo: CESP, 1981. 1 foto índice, p&b, papel fotogr., 89 x 69 cm. Escala voo 1:33.000; Escala foto-índice 1:100.000. Folha SG23–V–C-I. Articulação Q28AA. Data do voo: 1980/81. Conteúdo: faixa 21, fotos: 024–029; faixa 22A, fotos: 008–013; faixa 23A, fotos: 007011; faixa 24, fotos: 012–015; faixa 25, fotos: 010–011; faixa 26, fotos: 008–009; faixa 27, foto: 008.
DOCUMENTO ICONOGRÁFICO EM MEIO ELETRÔNICO
STOCKDALE, R. When´s recess? [2002?]. 1 fotografia, color. Disponível em: http://www.webshots.com/g/d2002/1- nw/20253.html. Acesso em: 13 jan. 2001.
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA JUVENTUDE. Chega de violência e extermínio de jovens. [2009]. 1 cartaz, color. Disponível em: http://www.ccj.org.br/site/documentos/Cartaz_Campanha.jpg. Acesso em: 25 ago. 2011.
VÍDEO NO YOUTUBE
TUTORIAL da ebsco host. [S.l. : s.n], 27 nov. 2015; 1 vídeo (4 min 34 seg). Publicado no canal ebsco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FXMrYV0uWFQ. Acesso em: 10 abril 2019.
OBRAS DE ARTE
SAMÚ, R. Vitória, 18 h 35 min. 1977. 1 gravura, serigraf., color., 46 x 63 cm. (Coleção particular).
BRUEGHEL, P. Jager im Schnee (Winter). 1565. Oil on oak wood, ,170mm(46.06in) X 1,620mm(63.77in). Viena: Kunsthistorisches Museum, 1594. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_- _Hunters_in_the_Snow_(Winter)_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 25 ago. 2020.
CARTAS
LISPECTOR, C. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: http://www.claricelispector.com.br/manuscrito_minhasqueridas.aspx. Acesso em: 4 set. 2010.
OBRAS PATRÍSTICAS, ESCOLÁSTICAS, CLÁSSICAS
AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. Trindade. São Paulo: Prior Velho; Paulinas, 2007. Livro 15, cap. 27, § 49.
TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma teológica. São Paulo: Loyola, 2003. Primeira parte, questão 1, artigo 2.
CAMÕES, L. de. Os Lusíadas. Lisboa: Parceria Antonio Maria Pereira, 1916. Canto x, estr. 134.
VERSÍCULO DA BÍBLIA
SABEDORIA. In: BÍBLIA de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008. p. 1127–1128.
BÍBLIA NO TODO
BÍBLIA de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008. p. 1127–1128.
LEGISLAÇÃO
MARINGÁ (Paraná). Secretaria Municipal de Saúde. Decreto N. º 445/2020. Declara situação de emergência no município de Maringá e define outras medidas de enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/decreto445.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
JURISPRUDÊNCIA
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. In: Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. p. 16.
DOCUMENTO JURÍDICO EM MEIO ELETRÔNICO
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumussStf.html. Acesso em: 29 nov. 1998.
Aviso de direito autoral
O direito autoral é conferido por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual.
Propicia assegurar os benefícios morais e patrimoniais de sua obra. Nesse sentido, todos/as autores/as deverão observar a lei de direitos autorais n.9.610/98. Ao submeter proposta de publicação à Eduem o/a autor/a garante que o trabalho é original e não foi elaborado com violação a quaisquer direitos de terceiros. O/a autor/a também garante que todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares (ilustrações, quadros, tabelas,outros) foram obtidas e se compromete a indicar a fonte originária dos conteúdos complementares. O/a autor/a ainda declara que a proposta submetida não contém declarações difamatórias, que atentem contra a moral, o código de ética e a Universidade Estadual de Maringá e/ou que violem direitos de propriedade intelectual
.
ÉTICA EM PESQUISA
Ao submeter proposta de publicação à Eduem o/a autor/a declara ainda ter cumprido rigorosamente com todos os procedimentos éticos necessários ao desenvolvimento de pesquisa com seres humanos, animais experimentais, engenharia genética e meio ambiente (quando for o caso)
.
Declaração de privacidade
O/a autor/a está ciente que seu nome, endereço e outros dados pessoais serão usados exclusivamente para os propósitos de submissão de propostas e não serão oferecidos para terceiros.