Sobre a Editora

Criação da Editora

A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) foi criada em novembro de 2006, pela Resolução 030/06-COU, como órgão suplementar vinculado à Reitoria.  Mas, desde 1992, a UEM já publicava livros e periódicos por meio de um Programa de Editoração Científica ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A criação da Eduem é um marco na história da Universidade Estadual de Maringá, sobretudo pelo fato de a editora estruturar-se como catalisadora da produção e disseminação do conhecimento, estimulando o acesso a leituras em áreas diversas. Logo, retomar sua história e registrar sua memória é reconhecer e legitimar o papel relevante desempenhado pela Eduem no contexto da vida universitária e para além dela.

Objetivo

A Eduem objetiva promover a divulgação de trabalhos científicos, técnicos, didáticos, históricos e culturais de interesse de pesquisadores de Instituições Científicas do país e do exterior, nos mais diversos campos do conhecimento. Além disso, a Editora busca viabilizar intercâmbios e convênios com diversas instituições, estimulando o desenvolvimento de coedições e parcerias.

Política Editorial

A Eduem publica livros de caráter técnico-científico, didático, literário e histórico em diferentes áreas do conhecimento, conforme critérios definidos pelo Conselho Editorial, sendo responsável também por sua distribuição e comercialização. A política editorial prevê a avaliação de propostas de publicação pelo Conselho Editorial e por avaliadores/as externos/as (avaliação por pares), no formato livro impresso e/ou e-book, como: a) publicações não vinculadas à Coleção; b)  publicações da Coleção Fundamentum (foco didático-pedagógico); c) publicações da Coleção Documentos e História (foco em documentos históricos). Além disso, a política editorial prevê coedições com editoras universitárias ou particulares e comercialização em regime de consignação de títulos de outras editoras.

Além da publicação de livros, a Eduem possui tradição na editoração da Revista Acta Scientiarum, composta por oito periódicos relacionados às áreas de Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Educação, Linguagem e Cultura, Zootecnia e Tecnologia. Dos oito periódicos Acta Scientiarum, cinco deles existem desde o ano de 1998. Além desses periódicos, a Eduem gerencia e assessora a inclusão e a permanência de revistas no Portal de Periódicos da UEM (com cerca de 35 revistas), as quais contam diretamente com apoio técnico e estrutural da editora, visando ao seu processo de indexação, visibilidade e qualificação.